VOU REFORMAR OU CONSTRUIR. POR QUE CONTRATAR UM ARQUITETO?

Você já deve ter se feito essas perguntas ou escutado de alguém.

Será que devo contratar um arquiteto?

Preciso de um arquiteto?

Qual a importância de um arquiteto?



Antes de tudo é importante entender quem é esse profissional e em que ele pode te ajudar.

Não raro o Arquiteto é associado apenas a função de dar beleza a edificação. Grave erro, pois o Arquiteto é o grande idealizador e também um facilitador para que as coisas fluam melhor desde a concepção do projeto até a realização dos serviços de construção.

O Arquiteto é o profissional ideal por exemplo para:

  • Conceber um projeto residencial ou comercial – se você pensa em construir, seja a sua casa ou a sede da sua empresa, o arquiteto é o responsável por entender necessidades, desejos, possíveis conflitos ou problemas que a construção possa resolver, verba disponível, entre tantas outras coisas e fazer com que o projeto arquitetônico reflita tudo isso. Além de, na possível venda desse imóvel, a existência de um bom projeto arquitetônico, irá valorizá-lo financeiramente.
  • Fazer um projeto de reforma – definindo quais são as prioridades, o prazo e controlando o valor que o cliente tem disponível para reforma, assim como os desejos de transformação do ambiente.
  • Fazer o gerenciamento de obra – fazer cumprir o que fora concebido, compatibilizar os demais projetos e sua execução (projeto de elétrica, projeto de hidráulica, estruturas, telefonia, etc), gerenciar para não haver desperdício de recursos e materiais, a fim de que a obra seja concluída no prazo e custos estipulados previamente.
  • Auxiliar na compra de um terreno – Contratar um arquiteto antes mesmo de comprar um terreno é economia certa e não despesa. Imagine você que, dependendo de seu sonho, será necessário um tipo especifico de terreno. Não adianta nada, sonhar com uma casa com gramado em volta e comprar um terreno em declive acentuado; serão necessárias contenções, arrimos e isso custa caro. Desta maneira, seu sonho pode ir por agua abaixo já logo no início, ou será necessário fazer algumas concessões e mudanças no que seria o seu projeto ideal, mas o inverso também pode ocorrer, você pode deixar de comprar um terreno só porque é em aclive e deixar de ter uma belíssima casa por não ter a consultoria de um arquiteto.
  • Consultoria para compra de apartamento, casa e até locação de escritório – o exemplo acima vale também para a reforma de um apartamento. Você decide comprar um apartamento e logo de cara já sabe que será necessário fazer uma reforma para deixá-lo do jeito que você quer.

Não seria melhor antes de adquiri-lo, consultar um arquiteto para saber se o que deseja vai ser possível nesse imóvel? Se com a reforma o valor vai caber no seu bolso?

Investir alto para se frustrar depois, principalmente quando se trata de um imóvel, é exatamente o que não deve ser feito e o arquiteto pode te ajudar a evitar esse erro.

Portanto, se você está se deparando com algum dos casos que citei acima, não deixe de consultar um arquiteto. Além de evitar dores de cabeça, o arquiteto poderá lhe ajudar a deixar o seu projeto como você deseja, e para alguns o mais importante, economizar, seja na construção, reforma, aquisição ou locação de um imóvel.

Sim, se você achava que o custo de um arquiteto era alto, ou, a maior barreira para você não contratar um arquiteto era por pensar que seria mais um custo; saiba que a contratação de um arquiteto irá lhe ajudar a economizar e ainda trazer muito mais satisfação com seu projeto.

Caso tenha alguma dúvida ou comentário, escreva abaixo.

2 respostas para “VOU REFORMAR OU CONSTRUIR. POR QUE CONTRATAR UM ARQUITETO?”

  1. Grana,geralmente é o maior impedimento,outro é:varia mto d arquiteto p arquiteto no q tange ao acompanhamento,á estética e td +.

  2. Olá bom dia, tenho vontade de fazer uma reforma, mas tenho receio dos gastos, e de não ficar bom e não saber aproveitar bem o espaço. Gostaria de saber a média de preço para um projeto.
    Desde já agradeço!! Att Simone.

Os comentários estão desativados.